Bomba de Pressurização: Como Funciona Para Que Serve

Home | Blog | bomba | Bomba de Pressurização: Como Funciona Para Que Serve

Bomba de Pressurização: Como Funciona Para Que Serve

A bomba de pressurização é uma solução para dar mais potência na vazão de água da sua residência, deixando a queda de água do chuveiro mais forte, tornando mais fáceis atividades do dia a dia como lavar roupas, louças ou mesmo usar a mangueira.

Toda propriedade possui um sistema de pressurização responsável por prover o abastecimento de água de maneira uniforme para todos os ambientes, porém, em muitos casos o sistema depende da força da gravidade para impulsionar a água e em diversos casos isso não é suficiente.

Neste artigo do blog Secob bombas veremos como um equipamento de pressurização adequado pode facilitar as tarefas do dia a dia e deixar todos muito mais confortáveis com o uso de água.

Quando é Necessário Usar uma Bomba de Pressurização?

No Brasil, a grande maioria das residências ainda possui um reservatório de água elevado nos domicílios e isso está historicamente ligado a falta de confiança que as pessoas possuem nas concessionárias que em diversos momentos mostram falhas no abastecimento.
O sistema de pressão por força da gravidade é o mais comum, sendo esse o motivo pelo qual as caixas d’água são instaladas nos telhados das casas, visto que quanto mais alto estiver, maior será a pressão.

No entanto, em muitos casos ocorre à falta de pressão na água, seja na torneira da cozinha, chuveiro, no tanque, no quintal ou em demais ambientes, pois o sistema de pressurização não foi bem elaborado e a queda d’água não é suficiente para alcançar outros lugares como deveria.

Em alguns casos o problema pode ser simples, como a falta de água no reservatório, caso o nível esteja baixo a pressão será menor, nesses casos verifique se não há problemas com o abastecimento da concessionária, bem como verificar se os registros estão funcionando corretamente.

Outra maneira é verificar o regulador de pressão da água, assim é possível verificar se há algum ponto de vazamento. Em último caso, analise as instalações hidráulicas, pois quando mal planejadas a única solução pode ser a bomba de pressurização.

Vantagens do Uso da Bomba de Pressurização

A bomba de pressurização funciona como uma centrífuga, que gera energia de pressão e sucção, impulsionando a água com alta velocidade. A instalação não pode ser feita diretamente na rede de alimentação pública, por isso, deve ser instalada junto a um reservatório de água particular.

O objetivo da bomba, como já citamos, é fazer com que todas as saídas de água da propriedade tenham pressão adequada. Quando instalada na linha de saída, a bomba pressuriza o fluxo de água por meio da liberação das válvulas de controle, dessa maneira, quando o registro é aberto e fechado ela liga e desliga automaticamente.

Uma das principais vantagens no uso da bomba de pressurização é na economia significativa de água, que além de contribuir para o meio ambiente ainda reduz o valor da conta no final do mês, além de tornar as tarefas do dia a dia mais fáceis.

Além disso, a bomba é um investimento muito mais vantajoso do que mudar todo o sistema hidráulico existente no local e sendo um equipamento pequeno e compacto, em eventuais mudanças estruturais a locomoção do aparelho é extremamente simples.

A bomba de pressurização é a solução ideal para resolver problemas na pressão de caixas d’água, tanques ou cisternas, elas consomem pouquíssima energia elétrica e trabalham de forma silenciosa e autônoma, com água quente e fria, sendo indicado tanto para residências quanto para indústrias de pequeno e médio porte.

Para mais informações e para descobrir qual o tipo ideal de bomba de pressurização para você, entre em contato com a Secob Bombas e fale com um de nossos especialistas.

2020-01-03T09:59:02-03:00

Deixe um comentário

Secob Bombas

Inovação em serviços e distribuição de Bombas

Rua Hamilton Régis, 601 – Limoeiro – São Paulo-SP – CEP: 08051-440

Cartão de Débito

Crédito

Todos os Direitos Reservados  – Secob Bombas 

 Desenvolvido por: Agência MSEO