Cisterna: Veja Como Funciona a Captação de Água da Chuva

Home | Blog | bomba d´água | Cisterna: Veja Como Funciona a Captação de Água da Chuva

Cisterna: Veja Como Funciona a Captação de Água da Chuva

O uso de cisternas de água da chuva não é de forma alguma uma novidade. Elas foram utilizadas tanto pelas civilizações grega e romana, quanto pelos habitantes das ilhas do Pacífico antes de qualquer contato com a civilização ocidental. No entanto, os mesmos princípios básicos dos sistemas modernos foram utilizados nas cisternas de captação de água da época anterior.

O uso atual das cisternas de águas pluviais pode estar aumentando. Aqueles que vivem em áreas onde as águas subterrâneas e superficiais são inatingíveis ou impróprias para uso foram obrigados a recorrer a outras fontes de água.

A captação de água da chuva em escala doméstica é bastante prática em áreas onde há uma precipitação adequada, e outras fontes aceitáveis de água estão faltando.

As cisternas também podem ser usadas para fornecer água a fazendas, para irrigação da plantação, ou ainda, na construção civil, evitando o uso de água devidamente tratada para fins de obras.

Uma cisterna para captação de água da chuva pode fornecer água em quantidade e qualidade adequadas se forem tomadas medidas adequadas nas etapas de planejamento e construção, e se for realizada manutenção periódica durante toda a vida útil da cisterna.

A qualidade da água é preocupante, especialmente quando a água da chuva deve ser usada para beber, além de outros usos domésticos. A água da chuva e a poeira atmosférica que são coletadas pelas captações dos telhados contêm certos contaminantes que podem representar uma ameaça à saúde daqueles que consomem a água.

O chumbo e outros poluentes podem se acumular nos sedimentos do fundo das cisternas. Outro ponto importante é que a água da chuva não tratada é bastante corrosiva para os sistemas de encanamento.

Medidas devem ser tomadas para minimizar estes e outros problemas de qualidade da água em sistemas de cisternas. Serão apresentadas recomendações para fazer isso, bem como diretrizes para projetar e construir sistemas de cisternas de captação de telhados.

Para isso, uma empresa especializada na construção e instalação de cisterna para captação de água da chuva é uma excelente opção para seu projeto funcionar de maneira correta com o devido tratamento para a água captada.

Vantagens da Cisterna para Captação de Água da Chuva

1. Fácil de manter

A utilização do sistema para captação de água da chuva proporciona certas vantagens para a comunidade. Antes de tudo, a coleta da água da chuva nos permite utilizar melhor um recurso energético.

É essencial fazê-lo, pois a água potável não é facilmente renovável, e ajuda a reduzir o desperdício. Uma cisterna de captação de água da chuva é baseada em tecnologia simples.

O custo total de sua instalação e operação é muito menor do que o dos sistemas de purificação ou bombeamento de água. A manutenção requer pouco tempo e energia. O resultado é a coleta de água da chuva que pode ser usada de maneira substancial, mesmo sem purificação.

2. Abastecimento de água independente

A captação de água da chuva proporciona um fornecimento de água independente onde a água limpa é cara ou difícil de ser obtida. A coleta de água da chuva é uma fonte crítica de água limpa e aumenta a quantidade de água potável disponível.

3. Reduzindo as contas de água

A água coletada no sistema de coleta de água da chuva também pode ser usada para várias funções. Para muitas famílias e empresas, isto leva a uma grande redução em sua conta de serviços públicos.

Em escala industrial, a coleta de água da chuva pode fornecer as quantidades necessárias de água para que muitas operações ocorram sem problemas, sem ter que esgotar as fontes de água próximas.

Também diminui a carga de erosão do solo em várias áreas, permitindo que a terra volte a prosperar. De fato, ela também pode ser armazenada em cisternas para uso durante os períodos em que o abastecimento de água está em um nível mais baixo de todos os tempos.

4. Adequado para Irrigação

Uma ótima opção para fazer a irrigação de hortas e grandes plantações. Há pouca exigência para a construção de novas infraestruturas para o sistema de captação de água da chuva.

A maioria dos telhados atua como uma área de captação viável, que pode ser ligada ao sistema de coleta. Isto também diminui o impacto sobre o meio ambiente ao reduzir o uso de máquinas baseadas em combustível.

5. Reduz a demanda de água subterrânea

Com o aumento da população, a demanda por água também está aumentando continuamente. O resultado é que muitas residenciais e indústrias estão extraindo água subterrânea com a construção de poços para atender às suas demandas diárias.

Isto tem levado ao esgotamento das águas subterrâneas, que atingiram um nível significativamente baixo em algumas áreas onde há uma enorme escassez de água.

A captação água da chuva permite que os níveis de água subterrânea sejam mais sustentados em vez de esgotados.

6. Reduz Inundações e Erosão do Solo

Durante a estação chuvosa, a água da chuva é coletada em grandes tanques de armazenamento, o que também ajuda a reduzir as inundações em algumas áreas de baixa altitude.

Além disso, também ajuda a reduzir a erosão do solo e a contaminação da água superficial com pesticidas e fertilizantes do escoamento da água da chuva, o que resulta em lagos e rios mais limpos.

7. Água da chuva para fins de consumo

A água da chuva mantém o meio ambiente verde e propício à vida. As águas pluviais também são independentes da salinidade ou dos poluentes encontrados nas águas subterrâneas. Se a água da chuva for adequadamente coletada com o sistema e equipamento adequados, ela pode ser usada para beber, basta fazer o tratamento de forma correta.

8. Diversos Fins

A água da chuva, quando coletada, pode ser utilizada para diversas funções não-bebidas, incluindo, lavar banheiros, lavar roupas e utensílios, regar o jardim, lavar carros, quintais, construção civil entre outras. É desnecessário usar água potável pura se a finalidade não é beber.

A Secob Bombas comercializa diversos produtos e serviços, como todos os tipos de bombas, manutenção e produtos para piscina, painéis de controle, triturador sanitário entre outros produtos para sua casa, empresa e construção.

Entre em contato com os profissionais da Secob Bombas e tire suas dúvidas sobre a construção de cisterna para captação de água da chuva e tire seu projeto do papel.

2020-08-20T20:03:58-03:00

Deixe um comentário

Secob Bombas

Inovação em serviços e distribuição de Bombas

Rua Hamilton Régis, 601 – Limoeiro – São Paulo-SP – CEP: 08051-440

Cartão de Débito

Crédito

Todos os Direitos Reservados  – Secob Bombas 

 Desenvolvido por: Agência MSEO