Secobbombas
Blog
10 Regras de Segurança na Piscina Para Conhecer
As regras de segurança na piscina existem para evitar que acidentes de qualquer natureza aconteçam. A piscina é um local no qual as pessoas vão para relaxar e se divertir e é exatamente nesses momentos em que ficamos mais desatentos quanto a nossa segurança e acidentes podem acontecer.
Por esse motivo, nós da equipe Secob Bombas separamos as principais regras de segurança na piscina que todos devemos conhecer, para evitar que um momento de lazer se torne um momento de grande preocupação.
Regras Gerais Em Piscinas Públicas
Existem regras específicas no que diz respeito a segurança na piscina pública pensadas para minimizar ao máximo os riscos de acidentes e por consequência evitar a aplicação de multas por descumprimento da lei nos casos de condomínios, por exemplo, ou qualquer retaliação cabível para outros espaços públicos.
A primeira regra para esses espaços se inicia na forma como são construídas, que devem ser feitas a partir de uma concessão cedida por uma Coordenadoria e Gerência de Licenciamento e Fiscalização (SMU) do Rio de Janeiro, sendo que essa autorização é anualmente vistoriada e renovada.
Além disso, parte das regras que devem ser cumpridas pelo espaço citam os equipamentos de recirculação e de tratamento de água, o nível de pH da água, a concentração de cloro residual e especificações técnicas relativas a instalação elétrica do local, entre outras regras e leis previstas.
Em condomínios e outros tipos de piscinas públicas o respeito às regras são essenciais para tornar o convívio bom e para garantir a segurança, por esse motivo o banhista deve:
- Respeitar as regras de uso do chuveiro;
- Evitar o uso de brinquedos mesmo em piscinas infantis;
- Não entrar com comida e bebida;
- Não usar bronzeador na piscina;
- Não ouvir música ou qualquer tipo de som sem fones de ouvido;
- A circulação de animais também é proibida;
- Em caso de condomínio deve existir um limite para o número de visitantes e parentes no espaço;
- Conheça as regras de exames periódicos;
- O mobiliário, como guarda-sóis, mesas e cadeiras devem ser mantidos em bom estado.
Regras de Segurança na Piscina Que Todos Devem Respeitar
As regras de convívio e de segurança ajudam a manter a área da piscina mais segura, entretanto, aqueles que podem desfrutar com um espaço particular devem ficar ainda mais atentos aos cuidados, pois o relaxamento e sensação de segurança costumam ser maiores.
Por esse motivo, as seguintes regras devem ser respeitadas:
- Nunca deixe as crianças desacompanhadas;
- Cerque e sinalize a área da piscina, feche o acesso de forma que as crianças não consigam entrar sozinhas;
- Não corra na área da piscina, pois os pisos são escorregadios;
- Crianças devem sempre usar as escadas para entrar e sair;
- Não mergulhe de cabeça;
- Não nade logo depois de comer;
- Cuidado com a sucção da filtração da piscina. Use touca para que o cabelo não fique preso;
- O uso da boia é fundamental caso a criança não saiba nadar;
- Tenha sempre equipamentos básicos de salvamento próximos da piscina, como cordas e boias;
- Tenha um kit de primeiro socorros;
- Tenha um telefone portátil próximo em casos de acidentes.
A maior parte dos cuidados diz respeito às crianças, por esse motivo é importante que os adultos saibam nadar bem para ficarem sempre de olho nos pequenos.
Na Secob Bombas você encontra os melhores equipamentos, serviços de manutenção e locação de equipamentos para garantir a qualidade da sua piscina. Entre em contato para mais informações.