Bomba D’água Centrífuga e Bomba Aspirante: Entenda Diferença

Home | Blog | bomba d´água | Bomba D’água Centrífuga e Bomba Aspirante: Entenda Diferença

Bomba D’água Centrífuga e Bomba Aspirante: Entenda Diferença

As bombas d’água são equipamentos pensados para resolver problemas como transportar a água de um ponto ao outro para chegar até a caixa d’água ou ajudar quem sofre com inundações, podendo ser usada em diversos ambientes como residências, edifícios comerciais, industriais, no setor agrícola, entre outros.

Por esse motivo existem diversos modelos para cada necessidade e nesse artigo do blog da Secob Bombas falaremos sobre as diferenças existentes entre a bomba d’água centrífuga e bomba aspirante.

O que é uma bomba d’água centrífuga

A bomba d’água centrífuga é um equipamento utilizado em regiões secas, acima do solo, (alguns modelos podem ser usados em locais de até 8 m de profundidade), possibilitando um alto volume de vazão para transferência de água com uma pressão baixa.

Esse tipo de bomba é usado principalmente para o bombeamento do saneamento básico, na irrigação de plantações, em edifícios residenciais e na indústria como um todo.

O que é uma bomba aspirante

A bomba aspirante retira a água por conta própria, sendo o único modelo disponível no mercado que realiza a transferência de água sem deixar que ela retorne. Para que isso aconteça o equipamento retira de forma gradual o ar da tubulação e somente quando termina esse processo o bombeamento é iniciado.

Esse tipo de bomba trabalha acima do solo e diferentemente da bomba d’água centrífuga, não necessita de instalação de válvula de retenção. O seu uso é recomendado para o abastecimento doméstico, na irrigação de pequenas plantações, microaspersão, circulação, serviços de gotejamento e sistemas de pressurização.

Quais as diferenças existentes entre os dois tipos de bombas?

Apesar de atuarem em locais semelhantes, essencialmente a função das bombas são diferentes, como veremos a seguir.

Bomba d’água centrífuga:

  • Desempenha uma pressão uniforme e sem pulsações;
  • Permite bombeamento de líquidos com sólidos;
  • Possui o menor custo de manutenção;
  • A linha de saída pode ser fechada totalmente ou parcialmente sem que danifique o equipamento;
  • Opera de forma silenciosa.

Bomba aspirante:

  • Esse modelo é capaz de eliminar todo o ar da tubulação antes de transferir a água;
  • Não permite que os líquidos retornem para o local de origem;
  • Tem uma grande capacidade de transferência de água;
  • Possui uma excelente pressão.

No site da Secob Bombas nós possuímos uma grande variedade de bombas d’água centrífuga, com aplicação em sistema solar, sistema conjugado, de calefação, para o abastecimento de reservatórios e caixas d’água, cisternas, pressurização de jardins, na agricultura, em entre outros.

Já as bombas aspirantes, podem ser usadas inclusive para recirculação de água, cabines de pintura, sistema de refrigeração de ar condicionado, para piscinas com temperaturas de até 50 graus e muito mais.

Para conhecer um pouco mais sobre as vantagens de cada equipamento e onde aplicados de maneira correta basta entrar em contato conosco e falar com um de nossos colaboradores.

2020-03-31T09:25:42-03:00

Deixe um comentário

Secob Bombas

Inovação em serviços e distribuição de Bombas

Rua Hamilton Régis, 601 – Limoeiro – São Paulo-SP – CEP: 08051-440

Cartão de Débito

Crédito

Todos os Direitos Reservados  – Secob Bombas 

 Desenvolvido por: Agência MSEO