Bomba Para Esgoto: Como Funciona e Modelos

Home | Blog | bomba | Bomba Para Esgoto: Como Funciona e Modelos

Bomba Para Esgoto: Como Funciona e Modelos

Para ligar ao sistema de esgotamento sanitário os imóveis que estão abaixo do nível da rua ou em encostas, os proprietários devem instalar um sistema para  bombear o esgoto para a rede. Em outros segmentos também como empresas de diversos setores, a construção civil ou até mesmo em condomínios, por exemplo, requer certa atenção, pois quando feito de forma incorreta, o bombeamento de esgoto pode trazer prejuízos e maiores gastos.

Para essa finalidade, a bomba para esgoto é a solução ideal para uso residencial, onde o nível do terreno está  abaixo do nível da rua ou em terrenos similares. Basicamente existem dois tipos.

Tipos de Bombas para Esgoto

Bombas submersíveis: este tipo de bomba é mais eficiente que as externas quando se tem partículas sólidas a serem drenadas pois, com a mesma potência, é possível bombear muito mais esgoto. Este modelo atende desde serviços domésticos até complexos sistemas de saneamento. A mais utilizada é a bomba submersível com sistema de recalque.

A grande maioria dos modelos de bomba de recalque para esgoto são produzidas em ferro fundido, com sistema à prova de infiltrações. Essas bombas também têm como característica a operação rápida e silenciosa, podendo variar quanto à sua potência e capacidade de recalque. Ideal para estações de tratamento, prédios, casas, indústrias,

instalações comerciais, hotéis, hospitais, clubes, agroindústrias e outros locais onde exista o

despejo de efluentes.

O sistema de recalque de esgoto possibilita o transporte do esgoto um ponto mais baixo para uma tubulação superior. Muito utilizado em esgoto residencial abaixo do nível da rua, ele possibilita que o esgoto seja despejado da forma correta evitando entupimentos e odores indesejáveis. Uma bomba de esgoto de qualidade é fundamental para um sistema eficiente. Principalmente no caso de residências localizadas em um nível abaixo da rua, como em terrenos acidentados, o bombeamento do esgoto é fundamental para manter o funcionamento sem entupimentos.

Bombas externas: também chamadas de centrífugas, tem um custo menor que as submersíveis, as bombas para esgoto centrífuga são as mais conhecidas, pois estão presentes em muitos canteiros de obra. No caso específico para esgoto, eles são muito eficientes por terem potência para verticalizar ou transportar os resíduos na horizontal.

O funcionamento de uma bomba de água centrífuga ocorre por meio da energia centrífuga que o equipamento transfere para o fluido através de impulsores, ocasionando uma sucção que produz alta velocidade de bombeamento. Para que a bomba de água centrífuga funcione, é necessário que sua carcaça esteja cheia de líquido e o rotor mergulhado no líquido. Sua aplicação é indicada para indústrias nos segmentos químico, petroquímico, alimentício, têxtil, de construção civil, tratamento de efluentes, indústrias de máquinas e muitas outras.
A Secob Bombas é especialista em bombas para esgoto, pressurizadores, bombas para piscinas, manutenção, além de trabalhar com todos os produtos para limpeza e conservação de piscinas e serviço de assistência técnica autorizada das melhores marcas de bombas do mercado. Entre em contato e saiba mais sobre qual tipo de bomba é a mais indicada para as necessidades do seu negócio ou residência.

2020-04-17T13:19:04-03:00

Deixe um comentário

Secob Bombas

Inovação em serviços e distribuição de Bombas

Rua Hamilton Régis, 601 – Limoeiro – São Paulo-SP – CEP: 08051-440

Cartão de Débito

Crédito

Todos os Direitos Reservados  – Secob Bombas 

 Desenvolvido por: Agência MSEO