Como Ter Uma Casa de Máquina de Piscina Ideal

Home | Blog | piscina | Como Ter Uma Casa de Máquina de Piscina Ideal

Como Ter Uma Casa de Máquina de Piscina Ideal

Existe uma porção de itens e produtos obrigatórios para que a piscina funcione de maneira correta, tais como: filtros, bombas, painéis de controle, ozônio, entre outros. Com tantos equipamentos e cuidados é necessário que haja um local adequado para alocar corretamente todos eles.

Por isso, uma casa de máquina de piscina onde ser possível tomar todos os cuidados é fundamental para que a área de lazer fique livre de manutenções desnecessárias, o que por consequência ajuda a economizar mais dinheiro.

Nesse artigo do blog da Secob Bombas você vai saber como criar uma casa de máquina de piscina que atenda a todas as suas necessidades e facilite o uso do espaço ao longo do tempo.

O que é necessário para criar a casa de máquina de piscina ideal?

Uma piscina pode ter muito mais itens além dos obrigatórios (filtro e motobomba), existem ainda equipamentos opcionais dedicados a uma cascata, que necessita de bombas de pressão próprias e para iluminação, que além de precisar de um projeto inicial ainda necessita de um painel de controle que deve ser alocado na casa de máquina (saiba mais clicando aqui).

A casa de máquinas de piscina nada mais é do que um espaço interno para alocar todos os equipamentos e ferramentas de manutenção, ela precisa estar localizada em um espaço amplo que permita a passagem das pessoas responsáveis pelo tratamento da água.

Ao construir sua casa de máquinas você deve pensar na prevenção de possíveis problemas. Por esse motivo, o ideal é contar com ajuda de um profissional para projetar o espaço, que deve obedecer a algumas regras, tais como:

  • É nesse local onde todos os controles hidráulicos elétricos são guardados;
  • Deve ser um espaço amplo, arejado e resistente a umidade,
  • A entrada deve se ter uma largura mínima de 80 cm;
  • Para realizar a instalação elétrica de forma correta deve-se seguir a norma NBR 5410;
  • Caso haja combustíveis e aquecedores para piscinas eles não podem ser alocados na casa de máquina;
  • Outros produtos químicos de tratamento também devem ser armazenados em outros locais;
  • Não esqueça que é imprescindível ter equipamentos de combate a incêndios dentro da casa de máquinas;

É importante contratar um profissional para elaborar o projeto do espaço, como um arquiteto, por exemplo, para que tudo esteja em harmonia e todos os possíveis problemas possam ser uma mapeados antes da execução.

Quais os diferentes tipos de casas de máquinas de piscinas e quais cuidados devemos tomar?

Como a piscina requer cuidados periódicos a casa de máquina deve estar de fácil acesso para os responsáveis, por isso existem diversas formas de construir esse espaço. Ela pode ser construída no mesmo nível da piscina ou até mesmo no subsolo, se adequando sempre ao espaço disponível.

Além disso, os cuidados com a construção São para prevenir problemas como:

  • Barulho excessivo da motobomba;
  • Vazamentos;
  • Sujeira que pode voltar para piscina.

Por fim, fica clara a importância de construir uma casa de máquina de piscina ideal, para evitar problemas futuros e garantir que as manutenções sejam feitas de forma segura e com menor frequência. No entanto, sempre que necessário você pode contar com os profissionais da Secob Bombas para te ajudar. Para saber mais basta entrar em contato.

2020-03-31T09:37:09-03:00

Deixe um comentário

Secob Bombas

Inovação em serviços e distribuição de Bombas

Rua Hamilton Régis, 601 – Limoeiro – São Paulo-SP – CEP: 08051-440

Cartão de Débito

Crédito

Todos os Direitos Reservados  – Secob Bombas 

 Desenvolvido por: Agência MSEO