Como Usar Aquecimento Solar Para Piscina

Home | Blog | piscina | Como Usar Aquecimento Solar Para Piscina

Como Usar Aquecimento Solar Para Piscina

Realizar qualquer projeto com energia solar pensando na sustentabilidade é fundamental para economizar recursos naturais e principalmente financeiros ao longo do tempo e tal qual acontece com todos os projetos em que essa tecnologia é empregada fazer o aquecimento solar na piscina também é uma solução que pode ser extremamente benéfica.

Nesse artigo do blog da Secob Bombas você vai entender como aquecer a piscina utilizando energia solar, quais os passos para a instalação e as vantagens e benefícios que ela pode trazer.

Como Funciona o Aquecimento Solar Para Piscina

Diferente do que muitos podem pensar o uso do aquecimento solar para piscina não é um recurso que se restringe apenas para aqueles que têm dinheiro, muito pelo contrário, essa tecnologia pode não só suprir todas as necessidades que você precisa como também garantir que economize com custos elétricos, o que em pouco tempo torna o investimento economicamente viável.

O sol atinge a terra com mais de 1300 watts de energia por metro quadrado, essa energia é suficiente para fazer com que um micro-ondas grande funcione. Para funcionar, os aquecedores de piscina, recolhem uma fração da luz solar e a redireciona para bombear a água da piscina através do filtro e das costas, que ao longo desse caminho atravessa uma porção de coletores solares responsáveis pelo aquecimento.

Esse sistema é muito similar ao usado em residências, a diferença está na forma com que a água aquecida pelas placas é armazenada, enquanto nas residências se utiliza um boiler, na piscina ela mesma age como reservatório.

Além disso, a bomba responsável por fazer a água aquecida circular liga e desliga de maneira automática, de acordo com a queda da temperatura, por isso, uma forma de otimizar o uso do sistema é colocar uma capa térmica para piscina junto ao aquecedor solar.

Vantagens do Aquecimento Solar Para Piscina

Como dissemos, ao utilizar o aquecimento solar para piscina você tem a vantagem de economizar a curto ou médio prazo, devido aos benefícios que o sistema oferece. Mas além disso, é possível obter vantagens como:

  • Alta durabilidade – o sistema de aquecimento solar na piscina, além de eficiente possui uma vida média de 15 a 20 anos, sendo mais durável que modelos tradicionais de bombas de calor ou a gás;
  • Os painéis solares também funcionam em dias nublados – isso é importante, pois muitas pessoas pensam que quando não há sol não é possível fazer o aquecimento da piscina. No entanto, mesmo que em menor intensidade, as placas solares são capazes de aquecer a água durante o inverno ou na chuva.

Aquecimento solar na piscina funciona de maneira similar ao aquecimento em casas, porém aqui, o reservatório do sistema é a própria piscina. Quando a piscina está aquecida a moto bomba responsável por circular a água desligada e as placas são drenadas de forma automática, assim o sistema só funciona com a intenção de repor a energia desperdiçada.

Sabemos o quão dispendioso é ter uma piscina, por esse motivo apostar em soluções sustentáveis é o melhor caminho e para economia.

No site da Secob Bombas você encontra inúmeras soluções de produtos para piscinas e serviços de manutenção para atender a todas as suas necessidades. Para maiores informações basta entrar em contato conosco e falar com um de nossos colaboradores

2020-03-25T09:19:07-03:00

Deixe um comentário

Secob Bombas

Inovação em serviços e distribuição de Bombas

Rua Hamilton Régis, 601 – Limoeiro – São Paulo-SP – CEP: 08051-440

Cartão de Débito

Crédito

Todos os Direitos Reservados  – Secob Bombas 

 Desenvolvido por: Agência MSEO