Entenda qual é o melhor sistema de aquecimento para piscina

Home | Blog | piscina | Entenda qual é o melhor sistema de aquecimento para piscina

Entenda qual é o melhor sistema de aquecimento para piscina

Ao planejar sua piscina no quintal, é importante considerar que tipo de sistema de aquecimento de piscina escolher. Há uma série de opções diferentes disponíveis, e cada uma tem suas próprias vantagens e desvantagens.

Veja o que você precisa saber sobre os diferentes tipos de aquecimento da piscina para ajudá-lo a escolher o melhor para suas necessidades.

Por que Você Precisa de Um Sistema de Aquecimento de Piscina?

Mesmo se você viver em uma das regiões mais quentes, você ainda precisará de um aquecedor de piscina. A água pode chegar a uma temperatura de quase 30°C no auge do verão, mas durante os meses de inverno pode facilmente estar 10 graus mais fria do que isso.

Poder desfrutar de sua piscina durante a maior parte do ano, não apenas durante os três ou quatro meses em que o tempo está mais quente, mostra a importância de um aquecedor.

Você também precisa ter em mente que os raios do sol atingem a superfície da água, portanto, esta é sempre a parte mais quente da piscina. Mesmo que esteja quente o suficiente quando você mergulha o dedo do pé na água, é provável que a temperatura abaixo da superfície esteja cerca de três graus mais fria.

Portanto, não importa onde você esteja, você precisa escolher um sistema de aquecimento de água para sua piscina. Mas qual é o tipo certo de aquecedor a ser escolhido?

Os Diferentes Métodos De Aquecimento De Uma Piscina

Existem três tipos principais de aquecimento de piscina disponíveis para piscinas de quintal, observe:

1. AQUECIMENTO SOLAR

O aquecimento solar é o método mais popular como aquecedor de piscinas, assim como o mais econômico. Ele aproveita a energia natural do sol para aquecer sua piscina, por isso é seguro e saudável para o meio ambiente, e economiza muito dinheiro em suas contas domésticas em comparação com os outros métodos disponíveis para aquecer sua piscina.

O aquecimento solar da piscina funciona através de uma bomba solar, que usa uma quantidade muito pequena de eletricidade – geralmente abaixo de 1 kW por hora. A bomba solar empurra a água através de uma rede de tubos capilares, garantindo que a água permaneça aquecida a uma temperatura constante em toda a piscina.

Os sistemas de aquecimento solar funcionam melhor em regiões que recebem muito sol, já que a energia solar será mais confiável por mais meses do ano. Em um dia quente e ensolarado, um sistema de aquecimento solar pode aumentar a temperatura de toda a piscina em dois graus, o que faz uma grande diferença para o nível de conforto que você experimentará na água.

2. AQUECIMENTO ELÉTRICO

As bombas de calor são populares entre os proprietários de piscinas. Ao reutilizar a energia do ar, as bombas de calor podem aquecer sua piscina sem elevados custos. As bombas de calor elétricas são um meio relativamente econômico de aquecedor de piscina. Elas funcionam coletando o calor do ar e transferindo-o para a água de sua piscina através de um trocador de calor.

Dependendo do clima em que você vive, um sistema de aquecimento elétrico pode às vezes ser mais eficaz do que a energia solar, pois ainda pode coletar calor do ar durante o tempo nublado e à noite, quando o sol obviamente não está brilhando. As bombas elétricas também tendem a aquecer a água de sua piscina mais rapidamente do que os sistemas de aquecimento solar.

Entretanto, as bombas elétricas de calor requerem uma quantidade significativamente maior de eletricidade para funcionar do que o aquecimento solar.

3. AQUECIMENTO DE GÁS

O gás é o método mais oneroso para aquecer sua piscina, mas em alguns aspectos é o mais eficaz, pois não depende do sol ou da temperatura do ar. Um aquecedor a gás pode manter a água de sua piscina praticamente em qualquer temperatura que você escolher, em qualquer época do ano.

É por isso que os aquecedores a gás são o meio mais popular de aquecimento de água de spa, pois os spas são usados para tratamentos de hidroterapia para aliviar a dor e ajudar as pessoas a se recuperarem de lesões musculares.

Por esta razão, a água de spa tem que ser mantida a uma temperatura confortável e relaxante. Se você estiver planejando um spa ou uma combinação de piscina e spa, o gás pode ser a escolha certa de método de aquecimento para você.

Outra vantagem dos sistemas de aquecimento a gás é sua capacidade de aquecer rapidamente a água da piscina. Um sistema a gás, dependendo do seu tamanho, pode aquecer a água em pouco tempo, portanto é ideal para aquelas ocasiões em que você quer usar sua piscina com pressa, mas a água está muito fria.

O gás tem uma série de desvantagens como sistema de aquecimento da piscina, pois não é uma forma limpa de energia, portanto é prejudicial ao meio ambiente. Além disso, é extremamente caro de funcionar. É por isso que os aquecedores a gás são frequentemente usados apenas como sistemas secundários para aquecer a água em momentos em que o sol não está fornecendo energia solar suficiente.

Sistema De Aquecimento De Piscina Você Deve Escolher

O melhor tipo de aquecimento para sua piscina dependerá de suas circunstâncias individuais. Você precisará considerar uma série de fatores, inclusive:

  • As temperaturas médias em que você vive
  • A quantidade de luz solar que sua área recebe
  • Com que frequência você quer usar sua piscina
  • Se você quer nadar o ano todo
  • Para que sua piscina será utilizada (natação, relaxamento, hidroterapia).

A Secob Bombas comercializa diversos sistemas de aquecimento de piscinas. Entre em contato com nossos especialista e tire todas as suas dúvidas acerca do melhor sistema para a sua necessidade.

2020-09-09T21:26:22-03:00

Deixe um comentário

Secob Bombas

Inovação em serviços e distribuição de Bombas

Rua Hamilton Régis, 601 – Limoeiro – São Paulo-SP – CEP: 08051-440

Cartão de Débito

Crédito

Todos os Direitos Reservados  – Secob Bombas 

 Desenvolvido por: Agência MSEO