Tipos de Cloro de Piscina: Entenda a Função e Quando Usar

Home | Blog | piscina | Tipos de Cloro de Piscina: Entenda a Função e Quando Usar

Tipos de Cloro de Piscina: Entenda a Função e Quando Usar

Manter uma piscina parece fácil. No entanto, deve-se assumir um compromisso com a limpeza e a qualidade da água. Portanto, alguns cuidados são necessários, inclusive a escolha entre os tipos de cloro de piscina. Afinal, é extremamente importante tomar as medidas adequadas para higienização e prevenção de quaisquer problemas estéticos ou de saúde.

O cloro de piscina tem como principal função eliminar bactérias e fungos existentes na água. Quando usado corretamente, ele é totalmente seguro e ajuda a tornar o ambiente mais saudável. Assim, você pode nadar, mergulhar e aproveitar todos os momentos na água da melhor forma possível.

Neste artigo, você vai descobrir o motivo pelo qual esse produto químico deve ser utilizado, quais são os tipos de cloro de piscina e também como a Secob Bombas pode te ajudar.

A Importância do Cloro de Piscina

A água limpa, livre de patógenos e higiênica é a chave para tirar o máximo proveito de sua piscina. Não à toa, o cloro de piscina é o produto químico mais usado para manter o ambiente aquático livre de bactérias que podem ser perigosas para os humanos. Essa certamente é uma das principais razões pela qual o seu uso é tão importante.

O cloro mata as bactérias por meio de uma reação química bastante simples. Ele elimina fungos e bactérias atacando os lipídios nas paredes celulares e destruindo as enzimas e estruturas dentro da célula, tornando os microorganismos inofensivos. Isso é fundamental, pois eles são causadores de inúmeras doenças, como micoses, hepatite A, entre outras.

Contudo, para manter a saúde da piscina, é importante administrar o produto corretamente. Caso contrário, o cloro de piscina pode deixar de ter ação desinfetante se for usado de forma escassa. Ou, ainda, causar irritações na pele e nos olhos se for aplicado em excesso.

Tipos de Cloro de Piscina e Quando Usar Cada Um Deles

Para que o cloro cumpra o seu papel, é preciso usá-lo nas proporções adequadas ao volume de água e também escolher os tipos de cloro de piscina apropriados, de acordo com as características da piscina.

Cada tipo de cloro tem uma finalidade diferente com base no tipo de piscina que você possui. Por esse motivo, é essencial saber a diferença entre eles:

Cloro de piscina orgânico

Esse tipo de cloro possui cadeias de carbono. Dessa forma, libera seus subprodutos mais devagar, uma vez que tem uma reação mais lenta com a matéria orgânica. Assim, a liberação de ácido hipocloroso é mais devagar, o que mantém uma proteção contra microorganismos longa, ativa durante 24 horas. Além disso, por ser resistente à radiação solar, o seu uso é recomendado sobretudo para piscinas ao ar livre.

Cloro de piscina inorgânico

O cloro de piscina inorgânico, por sua vez, não possui cadeias de carbono. Isso significa que ele reage rapidamente com a matéria orgânica presente na água da piscina. Além de ser menos resistente à degradação provocada pelos raios solares. Dessa forma, é ideal para o tratamento de piscinas cobertas, em ambientes fechados.

Cloro multiação

Trata-se de um produto completo que, além de combater os fungos e bactérias, tem também uma ação clarificante. Dessa forma, previne a formação de águas e torna mais fácil que os resíduos sejam filtrados, juntando as micropartículas que estão em suspensão na água.

Cloro estabilizado

Esse tipo de cloro é composto por substâncias, como o ácido isocianúrico, que diminuem a evaporação natural e o tornam mais eficaz, prolongando a qualidade da água. É ideal para quem faz cloração diária na piscina.

Como visto acima, essa classificação entre os tipos de cloro de piscina é feita baseando-se na composição química da substância e não necessariamente em sua apresentação. Dito isso, é válido ressaltar que, dentro desses grupos, o cloro de piscina ainda pode ser encontrado no mercado de diferentes formas, como por exemplo:

  • Cloro granulado: De fácil preparo e aplicação, é um dos tipos de cloro de piscina mais utilizado. Isso porque ele possui teor de até 90% de cloro ativo e pode trazer um agente estabilizador, que age como protetor solar e ajuda a minimizar a sua evaporação.
  • Cloro líquido: Do ponto de vista econômico, é uma excelente opção, pois possui um baixo custo de investimento. No entanto, ele possui um teor menor de claro ativo. Mesmo com seu alto poder de oxidação e ação bacteriana, esse é um dos tipos de cloro de piscina com maior evaporação e rapidez na dissolução, porém, isso reduz a sua eficiência.
  • Cloro em tablete: Utilizado com flutuadores e dosadores que não necessitam de energia elétrica, esse tipo de cloro permite que uma pequena porção de água entre em contato, o que faz com que a liberação do solo seja gradativa. Consequentemente, ele mantém a água sempre clorada e promove uma desinfecção efetiva, prática e segura.
  • Cloro em pó: Funciona de um modo parecido com o cloro granulado, inclusive precisando ser dissolvido antes de aplicar na água. O que muda é sobretudo a textura desse produto, mas a eficácia é similar.

Equipamentos e Produtos de Piscina é com a Secob

No final, qualquer cloro, independentemente do tipo, irá desinfetar a água. Por isso, o ideal é investir naquele que atende às necessidades da sua piscina e que seja completo, garantindo um tratamento eficaz, seguro e satisfatório. Na loja virtual da Secob Bombas você encontra os tipos de cloro de piscina que precisa, além de diversos outros equipamentos. Entre em contato e saiba mais!

2020-12-09T23:11:17-03:00

Deixe um comentário

Secob Bombas

Inovação em serviços e distribuição de Bombas

Rua Hamilton Régis, 601 – Limoeiro – São Paulo-SP – CEP: 08051-440

Cartão de Débito

Crédito

Todos os Direitos Reservados  – Secob Bombas 

 Desenvolvido por: Agência MSEO

error: O conteúdo está protegido !!